Processos

A Xiraplás utiliza o Processo de Fabrico RTM “Resin Transfer Moulding”.
Trata-se de um sistema tecnologicamente avançado e flexível que permite a produção de pequenas e grandes séries, garantindo níveis elevados de qualidade final do produto. É um processo limpo e eficiente, que reduz ao mínimo quebras de produção e desperdícios.
A produção por RTM é realizada através de um polímero isoftálico com HDT – Heat Deformation Temperature de elevada performance - permitindo temperaturas até +/-135º C sem que se verifiquem deformações e/ou contracções - reforçado com fibra de vidro, apresentando características de elevadas prestações mecânicas, nomeadamente ao choque e impacto.

O Processo de RTM é idealmente ajustado para quem precisa de qualquer combinação de entre a grande variedade de benefícios e vantagens que oferece, tais como:
- Produção de entre 200 a 10,000+ peças por ano;
- Exactidão dimensional fiável de cada peça produzida;
- Espessura das peças constante e controlada;
- Peso constante e controlado;
- Elevada resistência mecânica, nomeadamente ao choque e impacto;
- Efeito retardador ao fogo ou auto-extinguível, se requerido pelo Cliente;
- Elevadas propriedades de resistência e estabilidade aos raios UV;
- Acabamento superficial liso em ambas as superfícies da peça;
- Acabamento em Gel-Coat, em ambas as superfícies da peça;
- Acabamento em pintura, como é o caso do sector automóvel;
- Força estrutural excepcional;
- Elevada durabilidade e estabilidade dimensional;
- Resistente à corrosão;
- Elevada resistência a condições climatéricas adversas e meios ambientes agressivos (meios salinos, com elevada precipitação, amplitudes térmicas elevadas, temperaturas negativas ou positivas;
- Processo de Fabrico amigo do ambiente.


Devido a este tipo de compósito, o produto em fibra de vidro ou polyester, possui elevadas propriedades de durabilidade nomeadamente a meios ambientais agressivos como por exemplo UV’s, meios salinos, meios com elevada precipitação, caracterizando-se ainda por deter elevada resistência à corrosão evitando consequentemente elevados custos de manutenção.

A fabricação de peças em fibra de vidro por RTM faculta a possibilidade de produção de peças com elevadas resistências monolíticas e sandwich, com espessuras diferentes, de acordo com as especificações e características do produto, não implicando por isso aumentos de peso significativos no produto final.
Trata-se pois de um processo que permite resultados de alta resistência com pesos francamente mais leves, comparativamente a todos os materiais metálicos, tais como o ferro e alumínio.
Em cada fase do processo de fabrico, pessoas devidamente treinadas e especializadas, empenham-se em alcançar os objectivos delineados em termos de qualidade, através do cumprimento dos procedimentos e normas definidos, bem como, através da implementação constante de melhorias contínuas.

A Qualidade dos Produtos começa na Qualidade dos Processos de Fabrico, sendo que em cada fase do processo de fabrico, há uma preocupação constante em termos de avaliação, controlo e inspecção.

A Xiraplás caracteriza-se por estar na vanguarda do sector onde se insere através da utilização dos métodos e processos de fabrico mais inovadores e adaptáveis a diferentes volumes e tipos de produção, consoante as necessidades do cliente.