Protótipos e Moldes

Todo e qualquer produto desenvolvido pela Xiraplas, é criado de raíz através do Design em 2D e/ou 3D.
O design poderá ser desenvolvido pelo Gabinete de Design da Empresa Cliente ou adjudicado a uma Empresa de Design especializada, parceira da Xiraplas.

Através do Design e recorrendo ao uso de ferramentas como CAD, DXF, IGES, Solidworks, ou Autocad, é desenvolvido o Protótipo por maquinação em CNC.
O Protótipo / Pré-molde terá as medidas dimensionais exactas do produto requerido pelo Cliente.

Com a conclusão deste Protótipo / Pré-Molde, dá-se início à produção dos Moldes de RTM, com a exactidão dimensional requerida, com  base na larga experiência e conheciementos técnicos que a Xiraplas detém.
Uma vez que a fabricação de produtos compósitos por RTM utiliza o sistema de moldes fechados, por vácuo, serão sempre desenvolvidos, no mínimo - dependendo dos volumes de produção - um conjunto de moldes: um molde macho e um fêmea.
Todo o desenvolvimento, desde o design até à produção propriamente dita, é levada a cabo por nós, havendo um acompanhamento estreito entre as três partes intervenientes: a XIRAPLÁS, o CLIENTE e o DESIGNER, sendo possível responder com exactidão e qualidade aos requisitos do Cliente.


              


A grande flexibilidade patente em todas as fases do Desenvolvimento e da Produção, aliada ao rigor em termos de qualidade permitem à XIRAPLÁS ir de encontro às necessidades e expectativas do Cliente, independentemente do Projecto ou Produto em causa.

Cada Projecto/Produto é único merecendo a focalização e dedicação, desde o primeiro contacto, até à prossecução dos objectivos definidos pelo Cliente, sendo analisadas e estudadas, em detalhe, todas as variáveis inerentes ao Projecto/Produto. Algumas destas variáveis incluem: a finalidade do produto, tipo de aplicação a que se destina, estrutura dimensional, espessura adequada, volume/quantidade de peças a ser produzido, entre outras.

A nossa equipa estará disponível para fornecer a informação necessária, de entre as opções existentes, ao nível do Produto, Fabrico e respectivo Desenvolvimento, de forma a que o Cliente possa decidir sobre a melhor opção.